HEMOGRAMA COMPLETO, SUA IMPORTÂNCIA EM REALIZAR PARA EQUIPE MÉDICA

O hemograma completo tem o intuito de avaliar a saúde geral; de diagnosticar ou monitorar uma condição médica, como situações de febres, inflamações e hemorragias do paciente; e de monitorar o tratamento médico que está sendo realizado através do uso de medicamentos.

O Hemograma Completo é utilizado também para diagnosticar e monitorar uma ampla variedade de condições, como anemia, infecções, inflamações, doenças hematológicas, distúrbios imunológicos, entre outras.

O que é o exame hemograma?

Também chamado de hemograma completo, o hemograma avalia os três tipos de células que compõem o sangue: os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio para o corpo; os glóbulos brancos, que servem para a defesa do organismo; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

REALIZAMOS + DE 3 MIL TIPOS EXAMES

exames laboratoriais para sua empresa.

Um hemograma pode detectar as seguintes doenças:

  • Anemia;
  • Leucemia;
  • Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
  • Policitemia;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Alergias.

Na verdade, o termo hemograma completo é um pleonasmo, visto que não existe hemograma incompleto. A palavra hemograma já engloba a dosagem das hemácias, leucócitos e plaquetas. Se por algum motivo o médico desejar apenas o resultado da contagem de hemácias, ele deve solicitar um eritrograma.

É possível detectar DST no hemograma?

Os leucócitos se apresentam de forma reduzida. Entretanto, não é toda diminuição de leucócitos que significa que o paciente apresenta alguma doença viral ou o HIV.

Assim sendo o hemograma NÃO INFORMA se o paciente está ou não com HIV. Este exame apenas fornece informações importantes.

Acesso para assinantes: Premium

Assine uma conta Premium para ter acesso a este conteúdo

Assine agora Já possui uma conta? Entre aqui