Campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama.

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Quem descobriu o câncer de mama?

Mas e você, sabe como ele surgiu?

A história se deu no final da década de 70, depois que Susan Goodman Komen, descobriu ter câncer ao diagnosticar um tumor na mama.

Naquele momento a jovem se viu sem rumo, pois na época não havia tratamento para a cura da doença, muito menos métodos de prevenção.

Outubro Rosa: 7 dicas para prevenir o câncer de mama

  1. Faça o autoexame, mas também faça a mamografia regularmente, submeta-se periodicamente ao atendimento médico especializado
  2. Controle a sua alimentação
  3. Pratique atividades físicas neste outubro rosa
  4. Evite o consumo de cigarros e álcool
  5. Cuidado com a reposição hormonal
  6. Tome banhos de sol
  7. Amamente pelo máximo de tempo possível

O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema.

Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.

Outubro Rosa | Campanha by INMEO®

O que causa o câncer de mama?

O câncer de mama não tem uma causa única.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).

Quais são os 4 tipos de câncer de mama?

Tipos de câncer de mama mais comuns:

  • Carcinoma ductal in situ (ou não invasivo)
  • Carcinoma ductal invasivo
  • Carcinoma lobular in situ (ou não invasivo)
  • Carcinoma lobular invasivo
  • Doença de Paget
  • Câncer de mama inflamatório

Qual a pior fase do câncer de mama?

Os estágios do câncer de mama são cinco, indo do zero ao quatro, e sendo IV o nível mais grave da doença.

Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo.

OUTUBRO ROSA

Mês de Conscientização de Prevenção ao Câncer de Mama | by INMEO®

Quando fazer a mamografia:

O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos.

Abaixo dos 40 anos, a mamografia pode ser indicada para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico, em caso de nódulos palpáveis e se o médico determinar esta necessidade.

Como a empresa pode conscientizar seus colaboradores sobre a importância do câncer de mama?

A forma mais objetiva e simples é a divulgação sobre o tema tão importante na saúde da mulher. Uma forma prática é inserir o conteúdo em campanhas da SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO quando ocorrem em outubro, comunicados internos como banners fixados na empresa, folhetos, e até mensagem postadas em sistemas quando são utilizados na empresa.

Uma outra forma é informar no próprio holerite da empresa, caso tenha campo para essa mensagem, ou utilizar outras formas de comunicação como aplicativos e envios de e-mails também produzem efeitos positivos ao lembrar seus colaboradores, inclusive os homens, que sabendo sobre a importância em diagnósticos preventivos possam orientar seus familiares, comenta Jordão M. Fábrega - Diretor CEO by INMEO®.


www.inmeo.com.br

Compartilhe: