O laudo de inspeção das instalações elétricas NR-10 é um documento técnico que tem como objetivo avaliar a segurança das instalações elétricas em um ambiente de trabalho e identificar possíveis riscos de acidentes elétricos.
Quem pode emitir o laudo NR10?
De acordo com recomendações da própria norma regulamentadora, o laudo NR10 deve ser emitido por um profissional habilitado na área, no caso o engenheiro eletricista.
Quanto custa um laudo técnico elétrico?
O valor varia de acordo com o tamanho da edificação e complexidade do sistema elétrico. A emissão do certificado de inspeção pode custar entre R$ 650 e R$4.000 para edificação com até 3 pavimentos e 2.000m2 tamanho em construção para região de São Paulo.
A NR-10 é aplicável em todas as atividades que envolvam a geração, transmissão, distribuição e consumo, bem como as etapas de projeto, construção, montagem, operação, e manutenção das instalações elétricas e de suas proximidades.
A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
A fiscalização da Norma regulamentadora nº 10 é de responsabilidade legal das superintendências regionais do trabalho ligadas ao Ministério do Trabalho e Emprego. O agente de inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, poderá notificar os empregadores, concedendo prazos para a correção das irregularidades.
O que diz a NR 10 sobre a capacitação?
- Introdução à segurança com eletricidade;
- Riscos em instalações e serviços com eletricidade;
- Técnicas de Análise de Risco;
- Medidas de Controle do Risco Elétrico;
- Normas Técnicas Brasileiras e Regulamentações do MTE;
- Equipamentos de proteção coletiva e individual
www.inmeo.com.br