Alguns remédios para aumentar a libido feminina são o flibanserin, testosterona, DHEA, além de suplementos naturais, como tribulus terrestris, maca peruana, ginseng e ginkgo biloba.
A libido feminina pode diminuir por alterações hormonais, uso de medicamentos com estrogênio, menopausa ou pelo transtorno do desejo sexual hipoativo, que é a diminuição ou ausência de desejo sexual sem uma causa aparente no mínimo de 6 meses. Conheça outras causas da falta de libido.
O tratamento com o uso de remédios ou suplementos deve ser orientado pelo ginecologista após avaliação dos níveis hormonais da mulher. No entanto, ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar exercícios pode ajudar a aumentar a libido feminina.
Principais remédios para aumentar a libido feminina
Os principais remédios para aumentar a libido feminina são:
1. Flibanserin
O flibanserin é um remédio indicado para aumentar a libido feminina no caso de transtorno do desejo sexual hipoativo na pré-menopausa, que é a diminuição ou ausência de desejos sexuais por no mínimo de 6 meses sem uma causa aparente.
Conhecido como viagra feminino, o flibanserin age regulando os níveis de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a dopamina, aumentando assim a libido feminina.
O tratamento com flibanserin deve ser orientado pelo ginecologista após avaliação do estado de saúde da mulher e geralmente é recomendado o uso de 1 comprimido por dia.
O flibanserin não deve ser usado por mulheres que estejam grávidas ou amamentando, ou que tenham alergia a qualquer componente da fórmula, além de problemas no fígado.
2. Testosterona
A testosterona é um hormônio que pode ser indicado pelo ginecologista ou endocrinologista no caso de transtorno do desejo sexual hipoativo, que é caracterizado pela redução ou ausência de desejo sexual por no mínimo de 6 meses.
Os níveis de testosterona na mulher podem estar baixos por alguns fatores como envelhecimento, ausência de ovários ou o uso de medicamentos com estrogênio, que podem levar a sintomas como perda da libido e secura vaginal, por exemplo.
O médico pode recomendar a testosterona em forma de gel ou cremes, comprimidos ou injeções. O uso da testosterona pode causar efeitos colaterais como acne, queda de cabelo e engrossamento da voz. Veja os efeitos da testosterona na mulher.
3. DHEA
O DHEA é um dos hormônios mais abundantes do corpo, e a sua suplementação pode ser indicada quando seus níveis estão baixos, o que pode ocorrer na menopausa. Entenda o que é DHEA.
O uso de suplementos de DHEA pode ser indicado pelo endocrinologista após avaliação dos níveis hormonais da mulher, sendo utilizado como uma reposição hormonal natural para melhorar a libido, a atrofia vaginal e aumentar a energia da mulher, por exemplo.
A suplementação de DHEA não é recomendada para mulheres com histórico de câncer de mama ou ovário ou que façam uso de remédios, como tamoxifeno, anastrozol e letrozol, pois podem diminuir seus efeitos.
4. Tribulus terrestris
O suplemento de tribulus terrestris possui propriedades afrodisíacas, podendo ser indicado para aumentar a libido em mulheres, além de ajudar no alívio dos sintomas da menopausa, como secura vaginal e irritabilidade.
O tribulus terrestris é uma planta medicinal e pode ser encontrada na forma de suplementos em pó, geralmente com dose recomendada de 0,5 g a 3 g ao dia, ou em cápsulas, como dose entre 250 mg a 1500 mg por dia. Veja como tomar o tribulus terrestris.
No entanto, é aconselhado consultar o médico ou outro profissional de saúde com formação em fitoterapia para indicar a melhor dose do suplemento de tribulus terrestris, conforme objetivo, idade e estado de saúde da mulher.
5. Maca peruana
O suplemento de maca peruana é considerado um estimulante da libido, por possuir substâncias com propriedades tônicas e antidepressivas, além de diminuir o cansaço e a fadiga. Conheça mais benefícios da maca peruana.
A dose diária recomendada de maca peruana em cápsulas é de 3g ao dia, dividida em 3 doses, também pode ser consumida na forma de suplemento em pó, de 2 a 3 colheres de chá por dia, adicionada em vitaminas, iogurtes ou sucos de fruta, por exemplo.
A maca peruana, apesar de ser uma planta medicinal, deve ser usada com orientação do médico, do nutricionista ou do fitoterapeuta, no entanto, ainda são necessários mais estudos para avaliação do efeito no aumento da libido.
6. Ginseng
O ginseng é uma planta medicinal que age no sistema nervoso estimulando a produção de dopamina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer e a libido. Entenda o que é ginseng e para que serve.
O suplemento de ginseng em cápsulas é indicado para melhorar o contato íntimo e aumentar a libido na mulher, e deve-se tomar de 1 a 3 cápsulas ao dia, de acordo com a orientação do médico, nutricionista ou fitoterapeuta.
O suplemento não deve ser tomado por pessoas que estejam usando remédios para depressão, diabetes ou possuam doença cardíaca ou asma.
7. Ginkgo biloba
O Ginkgo biloba pode melhorar a libido feminina ao aumentar o fluxo sanguíneo na região dos órgãos genitais, além de ajudar a equilibrar neurotransmissores como dopamina e serotonina, que influenciam no prazer e humor.
A dose do suplemento de ginkgo biloba pode variar entre 40 mg a 120 mg, 3 vezes por dia, devendo ser ingerido junto com a refeição para facilitar sua absorção.
Embora seja um suplemento natural e seguro, o ginkgo biloba deve ser orientado pelo médico ou fitoterapeuta, sendo contra indicado em grávidas, mulheres em amamentação ou em pessoas com risco de hemorragia.
Consulte um médico para seu melhor diagnóstico e tratamento.
www.inmeo.com.br