O termo foi criado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

O conceito ESG, diretamente ligado ao universo dos investimentos, é o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão dos negócios. Desse modo, os aspectos econômico, de transparência e ética se articulam, buscando assegurar a competitividade e a perenidade de uma empresa.

A sigla ESG advém do termo em inglês (Environmental, Social and Governance), em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança.

Quando falamos em ESG nos referimos à melhores práticas relacionadas ao meio ambiente, governança e sociedade dentro das empresas. A sigla para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) é um indicador para as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

O que é ESG?

ESG é uma abordagem que considera os impactos ambientais, sociais e de governança de uma empresa em suas operações e decisões de investimento. Ou seja, trata-se de como uma empresa gere seu impacto no planeta, nas comunidades em que opera e em sua própria estrutura de governança.

ESG é um conjunto de critérios que avalia o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social. ESG também é uma forma de orientar as decisões de investimento, consumo e gestão, buscando apoiar as organizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta e da sociedade.

Benefícios ESG?

Empresas que investem em boas práticas ESG facilitam o caminho para atrair investimentos, fidelizar clientes e reduzir custos de operação.

Qual é a diferença entre sustentabilidade e ESG?

ESG está relacionado à mensuração da performance de uma organização nas questões ambientais, sociais e de transparência e eficiência. Pode-se dizer que ESG está dentro da sustentabilidade já que, para que uma empresa seja sustentável, é preciso implementar ou melhorar suas práticas de ESG.

Acesso para assinantes: Premium

Assine uma conta Premium para ter acesso a este conteúdo

Assine agora Já possui uma conta? Entre aqui