O que falar sobre a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada de alto risco para as meninas, podendo acarretar diversos problemas de saúde como hipertensão e anemia, além de episódios de morbimortalidade, quando a adolescente vem a óbito na gravidez ou no parto.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.

Qual idade é considerado gravidez na adolescência?

Segundo a especialista, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera gravidez na adolescência a gestação que ocorre entre 10 e 20 anos de idade. A faixa etária dos 10 aos 15 anos é a que apresenta maior risco.

O que fazer para prevenir a gravidez na adolescência?

Principais formas de prevenção

  1. Camisinha.
  2. Pílula anticoncepcional.
  3. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
  4. Pílula do dia seguinte.
  5. Métodos naturais (tabelinha)

O que faz uma adolescente engravidar?

A gravidez na adolescência é um fenômeno que envolve jovens geralmente entre 10 e 19 anos. As causas da gravidez precoce são multifatoriais, abrangendo falta de educação sexual adequada, baixa acessibilidade a métodos contraceptivos, e pressões sociais.

Quais os principais problemas da gravidez na adolescência?

A evasão escolar, a rejeição familiar, a não realização do pré-natal, o aborto em condições inseguras, o aborto espontâneo, a mortalidade materna e nascimento prematuro estão entre os problemas gerados.

O que diz o ECA sobre gravidez na adolescência?

São direitos que fazem parte da proteção integral a crianças e adolescentes. Está tudo lá, no artigo 227 da CF e no artigo 4º do ECA. E o que significa tudo isso? Que vocês não podem nem deverão estar sozinhos nessa caminhada gestacional rumo ao nascimento e vida do bebê que chegará.

Acesso para assinantes: Premium

Assine uma conta Premium para ter acesso a este conteúdo

Assine agora Já possui uma conta? Entre aqui