É um exame que avalia o grau de audição do ser humano, voltado especificamente para trabalhadores que são submetidos a ambientes barulhentos com risco de perda funcional do sentido da audição.

É chamado audiometria ocupacional porque está relacionado com o trabalho, com a ocupação do colaborador dentro da empresa.

Trata-se de um exame rápido e indolor, usado para medir a capacidade auditiva e de interpretação dos sons. Por meio dele, é possível detectar alterações na audição, bem como diagnosticar o tipo e o grau da perda auditiva, se houver.

No exame de audiometria tonal, o paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o examinador e o paciente ficarão em contato visual. O paciente deve, então, colocar um fone de ouvido de alta precisão, devidamente ajustado e calibrado por empresas especializadas. No caso da INMEO o nosso parceiro nos equipamentos de audiometria é a AUDITEC.

Agora em junho de 2024 adquirimos novos equipamentos, com alta tecnologia, além do que fones de ouvidos com novas características, pois é muito importante para nossos clientes resultados absolutamente nesse tipo de confiáveis 100%, afinal é através do diagnóstico que a empresa tem a prestação de serviços precisa para determinar se teve ou não evolução em dB de perdas auditivas nas frequências ocupacionais previsto na legislação vigente.

A perda auditiva relacionada ao trabalho geralmente resulta da exposição contínua a ruídos e barulhos intensos, com um Nível de Pressão Sonora (NPS) acima de 85 dB (decibéis) por oito horas diárias, de forma regular.

As cabines audiométricas VSA são indicadas para audiólogos ou fonoaudiólogas que realizam exames de audiometria em clínicas ou empresas.


As únicas com aprovação do Inmetro, as cabines possuem excelente isolamento e condicionamento acústico com garantia Vibrasom, nossa preferência na INMEO® para cabines audiométricas, e as utilizamos há mais de 25 anos, e recentemente fizemos aquisição nova, com maior dimensão, oferecendo o conforto para pacientes com estatura acima de 1,80m.


Não é preciso ser um especialista para entender que o aço tem uma resistência maior que outros materiais como a madeira, fibra de vidro, alumínio, etc.

Os painéis fabricados em aço das cabines audiométricas Vibrasom são extremamente resistentes e duráveis sem a necessidade de grandes espessuras. Como exemplo, podemos pegar a serie VSA 40 com capacidade de isolação de 40dB e painéis com apenas uma polegada de espessura (2,5 cm) e pesando cerca de 30Kg por painel.

Para exposições ao ruído no trabalho

Realize periodicamente os exames de audiometria ocupacional

Temos, portanto, três tipos de perda auditiva, caracterizados pelo envolvimento de diferentes porções do sistema auditivo: a perda condutiva atinge a orelha externa e/ou média, a perda neurossensorial atinge a orelha interna e a perda auditiva mista atinge orelha externa e/ou média e orelha interna.

outros fatores determinantes quais podem influenciar direta e indiretamente com a audição de determinado indivíduo, lembrando que cada paciente tem suas particularidades no ponto de vista biológico, ou seja, sucestibilidade para exposições à níveis de pressão sonora quais podem de fato perderem audição mais facilmente que outras pessoas em um mesmo ambiente, digamos similar em exposições aos limiares auditivos.

Quando a perda auditiva é originada pelas condições de trabalho, o trabalhador tem direito à indenização. Contudo, é crucial obter um laudo técnico que evidencie a redução da capacidade auditiva e confirme que não é de origem congênita ou degenerativa.

A perda auditiva relacionada ao trabalho é considerada uma das doenças mais frequentes na população trabalhadora estando presente em diversos ramos de atividade entre eles a siderurgia, metalurgia, gráfica, têxtil, construção civil, agricultura, transportes, telefonia em serviços e outros.

Existem outros tipos de Audiometria, que serão indicadas conforme a necessidade de cada paciente. A solicitação do exame é feita após a avaliação médica, geralmente de um Otorrinolaringologista ou Médico do trabalho.

O profissional mais comum que realiza o exame de audiometria ocupacional é a fonoaudióloga(o) em SST.

Outro item importante, as vezes surgem dúvidas sobre a anotação de ruído no ASO - Atestado de Saúde Ocupacional, onde uma determinada empresa, tendo o PGR NR1 com níveis abaixo de 80dB no documento, retornam pedindo para incluir o risco no PCMSO, e portanto subentendem há um erro nos documentos elaborados pela consultoria seja qual for, pois o que está no PGR deveria ser igualmente ser lançado no PCMSO?

Nem sempre é a resposta para a dúvida acima.

Tem uma regrinha que cabe lembrar, toda regra tem exceção, e isso serve para sustentar a nossa explicação técnica que no caso acima não é porque está no PGR o ruído, até porquê ruído em tese há em todos os locais, que deveria de aparecer em todos os ASOS, certo?

Quando tem dúvidas, pede suporte primeiramente no Canal de Atendimento Service-Desk INMEO sem fazer juízo de certo ou errado, pois os técnicos como toda ciência podem auxiliar com respostas objetivas capazes de atender suas necessidades em gestão ocupacional .


www.inmeo.com.br

Compartilhe: