Menopausa é o fim dos ciclos menstruais da mulher por pelo menos 12 meses seguidos, pois os ovários deixam de produzir estrogênio, causando sintomas como ondas de calor, suor excessivo ou secura vaginal.
A menopausa pode acontecer por volta dos 45 aos 56 anos de forma natural. No entanto, também pode ser induzida pelo uso de remédios para o tratamento de alguns tipos de câncer ou cirurgia para remover os ovários.
O tratamento da menopausa é feito pelo ginecologista para ajudar a aliviar os sintomas, podendo ser indicada a terapia de reposição hormonal com medicamentos, mas também pode ser feito de forma natural com o uso de fitoterápicos.
Sintomas da menopausa
Os principais sintomas da menopausa são:
- Ondas de calor que surgem de repente;
- Suor excessivo;
- Palpitações cardíacas;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Secura vaginal, ardor, coceira ou irritação;
- Diminuição da libido;
- Mudanças bruscas de humor, irritabilidade ou ansiedade;
- Aumento do peso e facilidade em acumular gordura no abdômen.
Os sintomas da menopausa podem afetar o sono, causando insônia ou dificuldade para dormir, além de poder provocar depressão, dor ou desconforto durante o contato íntimo e aumentar o risco de osteoporose, afetando a qualidade de vida da mulher.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da menopausa é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, idade da mulher e ausência da menstruação por 12 meses seguidos.
Marque uma consulta com um ginecologista na região mais próxima de você:
Geralmente, não são necessários exames laboratoriais, no entanto, o médico pode solicitar exames de sangue para verificar os níveis de hormônios, como FSH, estradiol E2, prolactina e TSH, para confirmar o diagnóstico e/ou avaliar a causa da ausência de menstruação. Veja os principais exames que confirmam a menopausa.
Possíveis causas
A menopausa é causada pela diminuição da produção de estrogênio pelos ovários, o que acontece naturalmente com o envelhecimento do corpo.
No entanto, a menopausa também pode ser causada por outras condições, como:
- Cirurgia para remoção dos dois ovários, chamada ooforectomia bilateral;
- Quimioterapia para o tratamento do câncer;
- Radioterapia na região pélvica;
- Infecção pelo HIV ou AIDS.
Além disso, o tratamento com terapia antiestrogênica, com remédios como tamoxifeno, raloxifeno, fulvestranto ou leuprolida, para o tratamento do câncer de mama, endometriose ou fibroma uterino, por exemplo, também pode causar menopausa.
Consulte um médico especialista para melhor diagnóstico e tratamento.
www.inmeo.com.br