O plano de intervenção, ou plano de abandono predial previsto nas IT 16 e 17 do Corpo de Bombeiros não é um Plano de Emergência, embora em se tratando de incêndio é uma emergência.

Então vamos explicar um pouco caso sua empresa pretenda fazer a simulação com CIPA da empresa, ou contratando técnico de segurança do trabalho para planejar e aplicar juntamente com os brigadistas.

O treinamento de Abandono é relativamente simples, porém deve ser feito com planejamento para evitar acidentes inclusive, assim vejamos:

- Orientar os brigadistas como pode ser feito, portanto realizar no Treinamento qual eles devem por simulação ir em locais específicos, e combater incêndios, ajudar pessoas e ao final assegurar o prédio tenha sido esvaziado.

- As Rotas de Fugas devem existir sinalizada na Planta de Incêndios, quando a empresa tiver esse documento, devendo ser reconhecido por todos, em especial os brigadistas

- A empresa deverá comunicar previamente seus colaboradores que em data/hora x acontecerá a simulação de Abandono de Prédio para fins de atender as disposições da legislação vigente23.3.3

Os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança em caso de emergência. 

- O treinamento/simulação como sugestão pode acontecer no fim do expediente, com ao menos 1 hora de antecedência, de tal forma não seja necessário retomada para as atividades, caso assim a empresa desejar, seguindo as orientações dos profissionais SST e brigadistas.

Devem ser previamente divulgadas as seguintes recomendações para os casos de abandono de área ou edificação no treinamento, e em situação real:

  1. Acatar as orientações dos brigadistas
  2. Manter a calma
  3. Caminhar em ordem, sem atropelos
  4. Permanecer em silêncio
  5. Havendo pessoas em pânico, se possível, acalmá-las, e avisar a um brigadista

Ao final observar:

a) quanto tempo o prédio foi abandonado?

b) quantas pessoas haviam? 

c) quantos brigadistas atuaram?

d) foi feito alguma simulação com vítimas com macas e transporte para área protegida, e ou, ponto de encontro ?

e) e se de fato ocorreu algum incidente ou acidente, pois as pessoas devem sair rapidamente, porém de forma controlada sem desesperos correrias pelas escadas, e nunca por elevadores. 

f) pode a empresa com CO2 simular combate a incêndios em uma máquina para fins de rompimento de lacre do extintor, acionamento do mesmo, filmar isso, lançar em ATA da CIPA caso a empresa tenha em andamento, ou ata de que foi executado uma simulação.

Pode a empresa fazer uma faixa e deixar na empresa por 15 dias sinalizando o evento, ou cartazes, outras formas de divulgação de tal modo todos tenham previamente o aviso

OBS: Caso ocorrer eventualmente um mal-estar em algum colaborador coincidentemente ao treinamento, e tendo o apoio do pessoal brigadista, se precisar de ajuda especializada chame o SAMU / Bombeiros, o PM 190, 193, 194 para emergências reais. 

Consulte-nos

www.inmeo.com.br

Valor para acompanhar técnico de segurança no local com permanência de 3h consulte-nos.

ESCOPO:

a) chegar no local e identificar as rotas de fuga no dia do treinamento/simulação

b) conversar com brigadistas 1h antes do evento

c) acompanhar o acionamento do alarme por voz, apito, sirene, auto-falante, outras formas de acionamento quando a empresa não tem alarmes instalados no sistema de incêndios ( hidrantes etc ).

  • Um plano de emergência pode contemplar outras situações, como intempéries com vendaval, destelhamento, inundação, choque elétrico, evento queda no local, outros tipos de ocorrências e situações de tal maneira um plano de emergência deva ainda indicar telefones de emergência, dos supervisores e encarregados da empresa, endereço do Pronto Atendimento/Socorro mais próximo da empresa, outros pontos importantes.

www.inmeo.com.br

Compartilhe: