O que é o plano de ação PGR?

Um plano de ação é um documento no qual são registradas informações sobre as tarefas a serem feitas. A ideia é padronizar o trabalho, de maneira a se criar uma rotina para os colaboradores. Basicamente, você deve listar tópicos com as ações necessárias para atingir um objetivo.

Qual NR fala sobre o plano de ação?

Exigido pela Norma Regulamentadora n° 1, esse documento busca apresentar as medidas necessárias para o controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho e, com inventário de riscos, compõe o Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR NR1.

Como deve ser a estrutura do PGR?

O PGR necessita de 2 itens: – Inventário de Riscos e Plano de Ação.

O inventário de riscos é um documento que reúne todas as funções e atividades dos trabalhadores da empresa. Também apresenta toda a descrição do ambiente de trabalho, como máquinas, mobiliário e espaços.

Já o Plano de Ação são os registros das implementações previstas numa espécie de cronograma para ser cumprido pela empresa, de forma documentada de tal maneira seja apresentado para o AFT - Agente de Fiscalização do Trabalho, quando solicitado em casos de inspeção do trabalho, e ou, conforme o caso em processos trabalhistas para demonstrar ao perito do juiz que a empresa cumpriu corretamente as medidas preventivas.

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Saiba mais

O que deve conter no plano de ação do PGR?O que deve conter no PGR?

  1. Avaliação de riscos ambientais;
  2. Avaliação de doenças ocupacionais;
  3. Identificação de riscos no ambiente de trabalho;
  4. Integridade física dos trabalhadores;
  5. Segurança da população;
  6. Segurança do meio ambiente;
  7. Estratégias e ações eficazes para prevenir acidentes.

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