Importância da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Por que fazer?
A implantação da gestão em SST constitui no processo de planejar, organizar e controlar recursos humanos, estruturais, insumos diversos, financeiros dentre outros focado na realização de objetivo.
Assim sendo podemos dizer categoricamente que gestão de SST consiste uma maneira para gerenciar os riscos efetivos e potenciais identificados em uma determinada organização, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional, e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Como melhorar o desempenho no quesito SST na empresa?
Inicialmente deve-se realizar o LTR - Levantamento Técnico de Riscos, precedendo claro de um diagnóstico por Consultores Experts no assunto para antes identificar o pacote mais adequado para determinada empresa e segmento que atua.
Deste modo é possível saber as condições em que a organização se encontra, e qual é a melhor forma de otimizar os recursos financeiros destinados para tal.
Esta fase inicial, conforme dito acima, chama-se fase de diagnóstico de gestão de SST, que na verdade se constitui como uma espécie de auditoria específica e com base a legislação vigente já será possível visualizar o cenário atual e onde precisa chegar para ter um melhor resultado, sob o ponto de vista legal e por consequência, sob o ponto de vista da prevenção em saúde e segurança do trabalhador, seja ele empregado ou não atuando com atividades de trabalhos, ou seja, em áreas de riscos, sejam quais forem suas probabilidades e severidade.
Agora com o conhecimento mais técnico realizado, é possível o empregador se decidir.
Ou assume os riscos do negócio, ou tem que fazer o investimento compatível ao tipo de atividade da empresa, comenta Jordão M. Fábrega - Higienista Ocupacional | by INMEO®.
Nesse entendimento mais conhecido agora da organização, é possível priorizar ações de SST para sanar problemas de maneira prática e objetiva, implantar e implementar o sistema de gestão de forma mais racional, embora diversas normas se aplicam à todas as empresas, há aquelas quais tornam-se absolutamente indispensáveis, se é que podemos afirmar aqui outras não sejam!
Prioridade e Foco.
O diagnóstico técnico realizado consiste em um sistema denominado em ocupacional como sendo SGSST - Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, de modo seja verificado a atual situação da gestão da saúde e segurança do trabalho, se existente na empresa, e permitir por exemplo a comparação sobre a atual gestão de SST da organização com os requisitos ISO 45001 (incluindo requisitos legais ou outros aplicáveis).
Esta análise orientará a organização na formulação de planos para a implementação e priorização de melhorias para o sistema de gestão da SST.
Esta análise crítica inicial deve contemplar no mínimo a verificação dos seguintes requisitos
- Organograma da empresa
- Fluxograma do processo produtivo
- Identificação dos perigos de SST e avaliação dos riscos efetivos e potenciais identificados pela organização
- Requisitos legais como avaliação da existência e implementação de programas legais obrigatórios, como por exemplo o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos NR1, o PCMSO NR7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e de outros itens legais obrigatórios como LTCATs, Laudo de Insalubridade e Periculosidade, respectivamente NR15 e NR16
- Política de SST
- Objetivos, metas e programas de SST
- Matriz de responsabilidades e competência
- Programa de treinamento e capacitações
- Avaliações (inspeções) da SST
- Provisão de recursos para a área de SST
- Medidas de controles para gerenciamento dos riscos
- Grau de consciência dos trabalhadores
- Participação dos trabalhadores nas questões de SST
- Desempenho de SST, indicadores de gestão de SST
- Exame dos sistemas, práticas, processos e procedimentos existentes
- Avaliação das condições de segurança do ambiente de trabalho
- Avaliações das iniciativas de melhoria da SST
- Avaliação do feedback de investigações de incidentes, doenças relacionadas ao trabalho, acidentes e emergências anteriores.
- Formas de comunicação adotadas
- Outros sistemas de gestão que a empresa possui e recursos disponíveis
- Dentre outros requisitos.
Benefícios de Elaborar um Diagnóstico de Gestão de SST na empresa?
Os principais benefícios e resultados que uma organização obterá ao elaborar o diagnóstico de gestão de SST serão:
- Entender quais áreas são as mais prioritárias para a SST – cada empresa tem áreas mais importantes e, dependendo dessa importância, deve criar planos de ação e estratégias baseadas no que for mais prioritário.
- Comparar o seu desempenho atual – normalmente existem duas comparações muito úteis, com o seu desempenho mínimo recomendado e com o mínimo desejado. Entender cada um desses níveis pode direcionar o que necessita de mais atenção e o que pode esperar um pouco mais.
- Conhecer o grau de maturidade da sua empresa – entender se a organização está em um nível muito básico da gestão em SST ou se já está madura o suficiente para buscar novos e desafiadores objetivos. Esse entendimento pode ajudar muito no estabelecimento de estratégias e propósito da empresa.
- Entender o que é necessário realizar e quais os locais – apenas ter conhecimento sobre o desempenho geral de gestão de SST pode não ser suficiente, mas com o diagnóstico é possível saber exatamente o que a organização atende de maneira total e eficaz, de forma parcial e o que não atende, além disto consegue-se também perceber os pontos de fragilidade e o que a empresa está deixando de realizar para chegar em um novo patamar de gestão.
Quem pode Elaborar um Diagnóstico de Gestão de SST ?
O diagnóstico deve ser realizado por profissional do SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da empresa, caso esteja constituído com base o dimensionamento da NR4, ou através de consultoria externa especializada em gestão SST.
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